Você sabia que o consumo de vinhos brancos está crescendo no Brasil? Pois é! Nos últimos anos essa tendência tem se consolidado e temos ótimas opções de vinhos brancos brasileiros, que merecem ser conhecidos.
Tudo começou com a inclusão das castas Chardonnay e Riesling Itálico na nossa primeira Denominação de Origem, o Vale dos Vinhedos. Esse passo importante incentivou os produtores nacionais a explorar diversas castas brancas em diferentes regiões do país.
Vamos falar um pouco sobre algumas das principais uvas brancas que têm feito sucesso por aqui. A Chardonnay é uma das castas mais plantadas no Brasil. Ela se adapta bem a vários terroirs brasileiros e é perfeita também para o amadurecimento em barricas, gerando vinhos bem interessantes. Um bom exemplo é o Antenor da vinícola Antônio Dias, um Chardonnay sem passagem em barrica, com um frescor maravilhoso. E se você quer algo mais complexo, experimente o Valmarino Chardonnay Double Terroir, que passa por barricas e utiliza uvas de duas regiões gaúchas diferentes.
Outra casta que merece destaque é a Sauvignon Blanc, que tem produzido ótimos vinhos em regiões como o Sudeste brasileiro, a Serra Catarinense e Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul. Dois vinhos que você precisa provar são o Santa Augusta Fenice e o Lemos de Almeida Capella dos Campos.
Não podemos deixar de mencionar também a Viognier e a Sémillon. O Pizzato Sémillon é um dos melhores vinhos brancos brasileiros, ano após ano.
E as castas italianas também têm se adaptado muito bem na Serra Catarinense como a Ribolla Gialla e a Vermentino. Já na Serra Gaúcha, a Trebbiano se destaca, inclusive em vinificações com mínima intervenção. O Ribolla Gialla da Villaggio Conti e o Trebbiano Toscano Bâtonnage da Casa Fontanari são ótimos exemplos.
Viu só quantas opções incríveis temos no Brasil? Não deixe de experimentar alguns desses vinhos brancos e descobrir novos sabores! Você não vai se arrepender!
Para terminar, vale sempre a pena lembrar que os vinhos brancos são mais fáceis para harmonizar e são bem adequados para o clima tropical brasileiro. Saúde!
Por Túlio Wigutow




